Da reunião de Avaliação ao primeiro dia de bacio

13-07-2010 20:45

 

No dia 08 de Julho, pelas 18h00, reunimo-nos, na Casa do Povo de Vialonga, para a nossa já tão conhecida reunião de avaliação periódica que normalmente acontece a cada dois meses.

Nesta reunião estiveram presentes, nós os papás, a Carolina (Fisioterapeuta), a Paula (Educadora) e a Otília (Intervenção Precoce) para falarmos sobre a avaliação final do ano lectivo e de forma a discutirmos as aptidões adquiridas ao longo deste ano lectivo de 2009-2010, que termina agora.

Falámos das aquisições, das dificuldades, dos aspectos de motricidade, os comportamentos, as aspectos inerentes com as aquisições cognitivas, falamos dos planos terapêuticos, das dificuldades sociais, das consultas e das equipas médicas multidisciplinares a nível nacional e internacional, fez-se um levantamento de todas as metas conquistadas e as que foram sublimemente adquiridas às custas de muito trabalho, muito esforço e empenho de cada um de nós, cada um na sua devida competência.

Falamos das cores que ele já reconhece, dos tipos de trabalhos que ele domina e gosta, do sentido pela música, da falta de interesse por trabalhos que envolvem pintura, a quantidade de palavras que ele já diz, da forma como ele identifica objectos, pessoas, situações e aspectos de rotineiros, a capacidade de associar objectos a pessoas. Falou-se da curvatura que os pezinhos do Dinis, tornando-se necessária a intervenção de um especialista, que pensamos ser mais adequado se pensarmos num ortopedista, o Dinis começou a arquear os pés, e é visivelmente notado no calçado que vai sendo desgastado sobretudo na parte interna do pé, já que ele inclina os pés para dentro. Costuma também andar em “bicos de pés” e é uma postura que temos de perceber a sua origem e a motivação que o levou a adoptar.

Falou-se nas consultas que se avizinham, falou-se no plano de estudo do ano lectivo 2010-2011.

Reconheceu-se a importância do Dinis continuar a usufruir do plano de intervenção precoce, já que tudo se tornou bastante positivo quando falamos de aptidões do Dinis, uma vez que o seu plano de estimulação é exaustivo. Note-se que se ele perder o apoio que lhe damos através de todas as terapias diárias, este Dinis agora aqui espelhado poderá perder funções e metas já alcançadas.

Uma das características da doença do Dinis é que existe uma grande probabilidade de regredir a todo o instante, aumentando a probabilidade por ausência de estímulo, já que o seu problema é a nível neurológico dadas as extensas e exuberantes lesões ao longo de todo o seu cérebro. Pelo que o exemplo que tivemos no ano passado, na ausência da fisioterapeuta Carolina durante o mês de Agosto, constatamos que o Dinis regrediu, perdeu aquisições, e todo o trabalho que fora efectuado no mês anterior a Gosto se perdeu em menos de nada e levou outros dois meses a conquistar.

Não podemos deixar de pensar que caso diminuam as terapias, o Dinis poderá perder em termos de aquisições e poderá diminuir o interesse (em prol das acrescidas dificuldades) e com isso perder o interesse em termos de aprendizagem, regredindo em termos motores e cognitivos.

Mas de facto é um risco quase certo, está previsto que no próximo ano lectivo, as fisioterapeutas, sejam “alvo de corte” orçamental e que o plano de intervenção precoce, deixe mesmo de usufruir de Carolinas.

Estamos em choque e estamos a ponderar todas as situações possíveis para que o Dinis possa continuar a usufruir do trabalho desta fisioterapeuta, pois o trabalho dela, o trabalho continuado de fisioterapia, é fundamental para manter o nosso Dinis enriquecido e com um nível de desenvolvimento motor cada vez mais ajustado à sua idade, que à medida que o tempo vai passando, é notável as aquisições que ele vai tirando partido desta constante prática.

Bom mas cada coisa a seu tempo… um dia de cada vez, pois ainda nada está decidido – ainda muita coisa vai rolar entretanto e nós não perdemos a fé de tudo se resolver pelo melhor.

Nesta reunião ficou definido que amanhã dia 09/07, seria o primeiro dia em que o Dinis passaria a usar cuequinhas, está na altura de educarmos o nosso menino às práticas e lides do bacio.

Ele em casa logo pela manhã foi bastante receptivo e presenteou-nos com (as duas coisas digamos assim) chichi e cocó no bacio, foi muito giro porque ele sentiu-se muito orgulhoso da festa que eu e o pai lhe fizemos. Vestimos-lhe umas cuequinhas, e fizemos questão de valoriza-las muito para que ele se vá apegando a estas coisas de adulto e da responsabilidade que agora lhe fora acrescida.

Aqui juntamos uma fotografia desse momento, o Dinis em cuequinhas no primeiro de muitos dias da sua vida.

—————

Voltar


Contacto

Paulo Rosa

https://www.facebook.com/domdodinis


Notícias

O nosso voto de Feliz Natal

20-12-2010 22:57
"A Coragem de se ser criança, de se sorrir após cada tratamento, a força que se transmite a cada dia que se levanta apesar das dificuldades que insistem em não o largar, a irreverência e a personalidade tão atrevida do nosso menino… deixa-nos a certeza que Deus escreve certo por linhas tortas, o...

—————

Votos de Um Santo Natal recheado de saúde, repleto de amor, salteado de boa paz e coberto de amizade e de solidariedade nos nossos corações.

14-12-2010 11:05
Esta é uma quadra que as crianças adoram…. O Dinis, começou a perceber o que significam as prendinhas mas o que mais lhe agrada são as cores e as luzes que as árvores de Natal têm. Apesar do Natal querer dizer muito mais que tudo isto, prendas e embrulhos, o Dinis de tudo isto apenas se interessa...

—————

O dia 1 de Dezembro

01-12-2010 22:35
  O Dinis apercebeu-se finalmente da quadra em que nos encontramos, apesar dele já ter dois anos e meio, só agora, o que achamos natural, é que ele se deu conta do Pai Natal e dos mistérios que rondam esta quadra Natalícia. Ontem pelas 23h39 acabámos de montar a nossa primeira árvore de...

—————

O Resultado do Estudo Endogástrico - Por introdução de Microcápsula

16-11-2010 22:12
No passado dia 09-11-2010, fomos, por encaminhamento do Professor Luís Nunes (geneticista do Dinis) para o Hospital São João do Porto onde o Dr. Jorge Amil Dias realizou um estudo de possível lesão hemorrágica intestinal mediante colocação de uma cápsula endogástrica (foi a 22ª anestesia...

—————

No dia 15/11/2010 – Consulta com a Dra. Ana Costa – Médica de Família e Pediatra

16-11-2010 22:09
No dia 15/11/2010 – Às 12h00 – Centro de Saúde de Vialonga – Consulta com a Dra. Ana Costa – Esta foi a consulta, embora com algum atraso, dos dois anos e meio. A Dra. fez uma revisão geral no Dinis que pesa agora 10,650 Kg (percentil < 5), mede 85,5 cm (percentil...

—————

À conversa com a Dra. Carla Conceição

03-11-2010 22:01
Estivemos à conversa com a Dra. Carla Conceição, médica que realizou a última Ressonância e Tac do Dinis, e o assunto discutido foram algumas dúvidas relativas com Ressonância Magnética do Dinis que indica haverem vastas lesões que pioraram tendo agora uma dimensão maior, isto em...

—————

Consulta de Coimbra – 28-10-2010

03-11-2010 21:52
Retinografia 28 de Outubro.pdf (1 MB) Foi com enorme expectativa que fizemos esta viagem. Foram alguns km a pensar no veredicto. O Dr. António Travassos deu um intervalo desde a última consulta de 3 meses e hoje ficaremos a saber o que aconteceu entretanto…. Se piorou, se estabilizou, se está...

—————

Sobe e Desce.... Parabéns querido filho

03-11-2010 21:33
Quem disse que ele não seria capaz? Que não valia a pena? Desenganem-se.... Ele consegue tudo!!!! É este o seu Dom…. o do amor, o da luta, o de acreditar em si mesmo! Um verdadeiro bravo! Parabéns Carolina e Parabéns Querido Filho!

—————

Fisioterapia com muito Amor

03-11-2010 21:30
 Todos os dias pelas 8 horas, a Carolina Bernardo vai até à escolinha do Dinis, à Casa do Povo de Vialonga, e o Dinis é recambiado para uma salinha onde à mistura com brincadeira, música,jogos coloridos, imaginação e muito amor..... os milagres acontecem e este...

—————

Faz hoje um ano que o nosso Dinis caminha

18-10-2010 21:51
 O mês de Outubro, é para nós um mês especial, ainda mais especial. É um mês em que comemoramos algumas vitórias que muitos sempre desacreditaram e nos fizeram em tempos pensar ser carácter inalcançável. Sempre acreditámos e apostámos fortemente numa fé que nos move e nos faz ver a vida com...

—————